top of page

ALIMENTAÇÃO

Como a alimentação atua na prevenção do câncer de mama 

O mês de outubro se transformou em sinônimo de prevenção e combate ao câncer de mama. Além de campanhas de conscientização e da iluminação especial nos monumentos do mundo inteiro, a campanha serve também para que as mulheres prestem mais atenção em seus hábitos alimentares e rotinas de exames.

Atualmente, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, sendo responsável por 22% de novos casos todos os anos. Os principais fatores de risco são: idade, aspectos genéticos e endócrinos. A prática de uma dieta saudável aliada com a mudança do estilo de vida, pode reduzir os riscos para o desenvolvimento da doença.

Para uma dieta balanceada, é necessário o aumento da ingestão de frutas e verduras, se possível consumir cores diferentes ao dia (amarelo, laranja, vermelho, verde, roxo), cereais integrais e leguminosas. Também é importante diminuir o consumo de alimentos gordurosos, doces, enlatados e defumados, limitar o consumo de carne vermelha e bebidas alcoólicas.

O tipo de preparo dos alimentos também influencia o risco de câncer. Colocar menos sal na hora de fazer a comida é um exemplo. Recomenda-se utilizar de 2 a 5g ao dia. Utilize azeite de oliva extra virgem e aumente o uso de temperos naturais como cebola, cebolinha, alho, salsa, manjericão, orégano, hortelã, açafrão, entre outros.

bottom of page